16 novembro 2009

Hackers invadem site da ONS, e existem suspeitas de que o apagão ocorreu por isso

http://www.hackronomicon.com/images/hackers_wallpapers/Hacker_Wallpaper_1280x1024_by_Pengo1.jpgDois dias depois do apagão que atingiu 18 Estados brasileiros, um hacker comunicou, na noite de quinta-feira (12), que poderia invadir o sistema corporativo do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

O órgão disse nesta segunda-feira (16) que não houve qualquer ameaça à operação do sistema, que é gerido por meio de uma rede blindada, que não está na web, é controlada apenas por comando de voz (não por senhas) e é fiscalizada de meia em meia hora.

O ONS informou que o ataque foi detectado pela segurança interna e o problema resolvido no dia seguinte.

A avaliação interna é que o hacker tinha o objetivo de mostrar que pode acessar a rede do ONS. Ainda na noite do apagão, surgiram boatos de que a queda de energia teria sido provocada pela ação de hackers, o que foi prontamente desmentido pelas autoridades do setor elétrico. Os boatos ganharam força após a declarações de especialistas em segurança digital, admitindo a possibilidade de ataques.

O site atacado na última quinta-feira contém apenas informações administrativas do ONS, como contratos, e dados e estatísticas sobre a operação.

Fonte : R7

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...